O Centro de Prevenção e Promoção da Saúde Mental Innovamente Saúde nasceu da necessidade de acolher e cuidar de quem cuida e já fez mais de 700 atendimentos em dois meses de parceria com o Iges/DF (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal). O Innovamente Saúde é um projeto da Associação dos Sindicalizados do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (DF) – ASSINDSAÚDE. Um espaço para acolhimento, prevenção, estudos e acompanhamento de servidores.

O Innovamente Saúde conta com uma equipe interdisciplinar para acolher o profissional de saúde e entender as diversas formas do sofrimento. São profissionais Profissionais de psicologia, enfermagem, farmácia e educação física, preparados para atender aos profissionais de saúde em tempos de crise, como o que afeta o mundo durante a pandemia da Covid-19.

Para Thauana Ferreira, psicóloga e coordenadora clínica do Innovamente, durante momentos de estresse profundo, podem aparecer sintomas de tristeza, angústia, ansiedade, insegurança e medo. “Embora nem sempre sejam indicativos de transtorno, é preciso ficar atento aos sintomas e buscar auxílio profissional para prevenção e tratamentos desses sinais”, pontuou.

Segundo estudo apresentado por pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas, 78,2% dos profissionais da Saúde sentiram que sua saúde mental foi afetada durante a pandemia

As dificuldades diárias enfrentadas pelos profissionais de saúde têm atingido de maneira muito particular esses trabalhadores. Profissionais de enfermagem, médicos, agentes de saúde, equipes de limpeza, maqueiros e outros profissionais estão exaustos e sentem de maneira avassaladora a responsabilidade de estar na linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus. Os prejuízos são físicos e mentais, podendo deixar consequências por muitos anos.

Estes profissionais atuam diretamente nos ambientes dos serviços de saúde, nos leitos dos pacientes e contato direto com a família dos pacientes que necessitam de atenção médica e, por isso, para boa parte deles não é possível o isolamento social ou quarentena.

“Essa rotina faz com que esses trabalhadores se sintam desamparados e desgastados enquanto cuidam da saúde dos brasileiros durante uma das maiores crises sanitárias da história do país”, destacou a psicóloga e coordenadora clínica do Innovamente .

Cuidar da saúde física e mental é necessário e urgente e os servidores do Governo do Distrito Federal contam com uma proposta inovadora desenvolvida pela equipe do Innovamente Saúde. O centro tem um espaço físico amplo, de 4 mil metros quadrados de área verde, seguro e acolhedor. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, ambientes ao ar livre e espaço para atividades.

Atendimentos online

A partir do mês de setembro, O Centro de Prevenção e Promoção da Saúde Mental Innovamente Saúde também fará atendimentos online, por videochamada.

Dados do Distrito Federal

Em 2019, foram registrados 17.755 afastamentos de 9.127 servidores do GDF relacionados a transtornos mentais e comportamentais — um terço foi classificado como transtornos ansiosos.

Os dados deste ano ainda estão em análise, mas, segundo a equipe Gerência de Saúde Mental e Preventiva, já é notável o crescimento dos registros de transtorno obsessivo-compulsivo, principalmente relacionados aos comportamentos obsessivos de limpeza ou de higiene, que também alerta para o aumento no número de casos de fobia social.