Fazer com que os profissionais da Saúde tenham um olhar voltado para os seus cuidados mentais foi o que incentivou Thais Dias, chefe da equipe de enfermagem e gerente do Hospital de Base, a convidar alguns membros de sua equipe para mais uma tarde de acolhimento no Centro de Prevenção e Promoção da Saúde Mental Innovamente Saúde. Segundo a gerente, essas atividades amenizam o estresse e a ansiedade dos profissionais. “Essas horas de bem-estar, passadas aqui, ajudam também na produtividade e no relacionamento entre a equipe”, disse Thaís.

Durante as horas que passaram pelo circuito para cuidado de equipe dos colaboradores da Saúde, diversas atividades foram executadas, como por exemplo,
relaxamento, massoterapia, acupuntura, meditação, atendimento psicológico individualizado e atividades em grupo.
A chefe da equipe de enfermagem, enfatizou: “Esse espaço é um refúgio para quem está recluso socialmente. Temos um tempo de cuidar de nós para conseguir cuidar do outro”

As ações estão sendo realizadas graças a uma parceria com o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IGESDF) e acontecem todos os dias da semana no Innovamente e também por meio do atendimento nos centros de saúde (de terça a quinta-feira, das 7h às 13h e das 15h às 21h) e na segunda e sexta-feira na sede do centro Innovamente.

Para a psicóloga Laura Machado, que atende os participantes das dinâmicas, é importante pensar, principalmente, nas pessoas que estão na linha de frente da Saúde, para que elas tenham um momento de parar um pouco com a correria diária e pensar em si, no autocuidado e na percepção do seu corpo e mente. “Quando a gente pensa no processo terapêutico oferecido no Centro, na proposta de saúde mental, avaliamos a pessoa como um todo, no bem-estar físico, mental e psíquico”, afirmou Laura.

Outros dias de atividades coletivas já puderam ser experimentados durante este primeiro mês de funcionamento do Innovamente e o Chefe do serviço de enfermagem da psiquiatria do Hospital de Base, Ednan Oliveira, já participou desse circuito outra vez. Respondendo à reportagem, Ednan lembrou que é muito importante cuidar de quem cuida. “Não só neste momento de pandemia, mas nós, profissionais de saúde, lidamos com plantões exaustivos e com o cuidado de muita gente, portanto, para cuidarmos do outro precisamos também de cuidar do nosso próprio corpo e mente”. Ele elogiou o espaço físico e destacou o conforto, a área verde, o acolhimento, as terapias. “É muito importante que os servidores participem de propostas como essa, pois cada vez que a pessoa vem participar de momento de cuidados é uma experiência única e diferente”.

O Centro Innovamente

O centro Innovamente Saúde, com sua estrutura já montada, conta com 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, ambientes ao ar livre e espaço para atividades, manterá o suporte interdisciplinar gratuito aos profissionais também nos hospitais indicados pelo IGESDF, de acordo com demanda da categoria.

No termo de cooperação, a estimativa é de 10 mil colaboradores atendidos mensalmente.