O Centro de Prevenção e Promoção da Saúde Mental Innovamente Saúde foi inaugurado no mês de junho de 2020 e nasceu da necessidade de acolher e cuidar de quem cuida. O Innovamente é um projeto da Associação dos Sindicalizados do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Brasília (DF) – ASSINDSAÚDE. Um espaço para prevenção, estudos e acompanhamento de profissionais de saúde.

“Temos muito o que celebrar. Não é só um bom número de atendimentos, são vidas que estão sendo cuidadas, acolhidas, observadas de perto”, lembrou Bruna Duarte, coordenadora administrativa do Innovamente.

No espaço, amplo e seguro, os pacientes contam com uma equipe interdisciplinar para acolher o profissional de saúde e entender as diversas formas do sofrimento. São profissionais da Psicologia, Farmácia, Educação Física e Enfermagem.

O número de 1.000 atendimentos foi fechado na sexta-feira, 28 de agosto, com a presença de sete enfermeiros da UTI do Hospital de Base. O grupo passou pelo circuito de atividades e desfrutou de uma tarde de acolhimento e cuidados com a saúde física e mental.

Para os coordenadores do Innovamente Saúde, o trabalho e a dedicação de toda a equipe do centro são importantes para o sucesso apresentado neste resultado. “Estamos muito satisfeitos com marca de mil atendimentos, porque entendemos que o cuidado com a saúde física e mental dos profissionais de saúde é essencial para que eles possam executar seu trabalho nas mais diversas áreas de atuação”, apontou a coordenação.

Dados do Distrito Federal

Em 2019, foram registrados 17.755 afastamentos de 9.127 servidores do GDF relacionados a transtornos mentais e comportamentais — um terço foi classificado como transtornos ansiosos.

Os dados deste ano ainda estão em análise, mas, segundo a equipe Gerência de Saúde Mental e Preventiva, já é notável o crescimento dos registros de transtorno obsessivo-compulsivo, principalmente relacionados aos comportamentos obsessivos de limpeza ou de higiene, que também alerta para o aumento no número de casos de fobia social.

O Centro Innovamente

O centro Innovamente Saúde, com sua estrutura já montada, conta com 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, ambientes ao ar livre e espaço para atividades, manterá o suporte interdisciplinar gratuito aos profissionais também nos hospitais indicados pelo IGESDF, de acordo com demanda da categoria.