A nova estrutura do Centro de Prevenção e Promoção da Saúde Mental, Innovamente Saúde, com o objetivo de auxiliar os profissionais de saúde do DF em seus transtornos e dificuldades mentais, trabalha com grupos de intervenção em diversos seguimentos que buscam de forma integrada contribuir para o bem estar e o restabelecimento da saúde mental dos trabalhadores.

São mais de 30 grupos com atividades específicas que trabalham variados aspectos e necessidades dos profissionais de saúde. Todas as propostas foram elaboradas por especialistas capacitados, como: psicólogos, educadores físicos, enfermeiros, farmacêuticos, entre outros.

Após analisar a atual situação dos trabalhadores da área da saúde a equipe do Innovamente construiu propostas de intervenção. Entre os temas focais estão grupos de meditação, pilates, alongamento, gestão autônoma da medicação, qualidade do sono e relaxamento.

A ideia é construir a oportunidade de atender às demandas emocionais dos profissionais de saúde, por exemplo: grupos destinados exclusivamente às mulheres, homens, fumantes e também compreender e discutir a questão da diversidade e a saúde mental dos trabalhadores da área da saúde.

Outra dificuldade enfrentada no exercício diário da profissão é a relação com a equipe de trabalho e este tema também está no Innovamente, debatendo possíveis conflitos e potencializando qualidades das equipes.

Outra iniciativa do innovamente é o workshop de finanças que traz aspectos básicos de administração financeira, e ensina a lidar com dívidas, empréstimos e a construir um planejamento para a estabilidade das finanças.

O Innovamente
O centro Innovamente Saúde, com sua estrutura já montada – e antes chamada de Centro de Estudos NovaMente, conta com 4 mil metros quadrados de área verde. Além dos consultórios para atendimento há espaço para acompanhantes, redário, ambientes ao ar livre e espaço para atividades, vai manter esse suporte interdisciplinar gratuito aos profissionais também nos hospitais indicados pelo IGESDF, de acordo com demanda da categoria.