Doze servidores da equipe de enfermagem do Hospital de Base puderam conhecer e participar da experiência do projeto de atendimento físico e emocional dos profissionais de saúde do Distrito Federal. Em parceria com o Iges (Instituto de Gestão Estratégica de Saúde), o Innovamente Saúde desenvolveu um programa de acolhimento e atendimento dos profissionais de saúde, a fim de amenizar problemas voltados para a saúde mental dos trabalhadores que estão na linha de frente contra a Covid-19.

Com o espaço físico amplo, a sede do Innovamente apresenta-se como o lugar certo para quem precisa de um pouco de tranquilidade momentânea. Os servidores ligados ao IGES podem usufruir do espaço em consultas individuais ou em atividades em grupo, como aconteceu como o grupo participante das dinâmicas nesta segunda-feira. Além de ser um ambiente seguro, amplo, limpo e protegido do coronavírus, o centro conta com consultórios para atendimento terapêutico, espaço para acompanhantes, redário, ambientes ao ar livre para atividades diversas.

Renata Torres é chefe de enfermagem das UTIs do 4° andar do Hospital de Base e conheceu a proposta do Innovamente há duas semanas. Foi ela quem convidou uma parte da sua equipe para conhecer o projeto de saúde mental e física. “O contexto durante a pandemia é muito diferente de tudo que já vivemos, portanto, propus aos meus enfermeiros que eles pudessem partilhar de um momento de cuidado pessoal, de conexão consigo, de relaxamento”, destacou.

Segundo a chefe de enfermagem, ela fará um esforço para oferecer aos técnicos de enfermagem e demais profissionais da equipe mais momentos de autocuidado e acolhimento.

O Centro de Prevenção e Promoção da Saúde Mental Innovamente Saúde atua com profissionais de diversas áreas durante os atendimentos. Um deles é o educador físico, Elson Neto, responsável pelos treinamentos funcionais e de reabilitação. Ele contou que percebe na fala dos atendidos pela equipe multidisciplinar que muitos estão tensos e desgastados. “A perspectiva de qualidade de vida de alguns profissionais da linha de frente da saúde está muito reduzida e eles encontram aqui neste espaço um lugar propício para relaxamento e melhoria de qualidade de vida. Tenho certeza de que o trabalho desenvolvido aqui tem um potencial grande para auxiliar no cuidado da saúde de quem cuida da saúde da população do Distrito Federal”, enfatizou Elson.

ATENDIMENTO REMOTO

As equipes do Innovamente também fazem atendimentos remotos durante a semana. UPAs: Ceilândia, Sobradinho, Samambaia, Recanto das Emas, São Sebastião, Núcleo Bandeirante. Hospital de Base e Hospital Regional de Santa Maria.